O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Notícias da Regional Sorocaba
Homenagem do Dia do Ator
PDF Imprimir E-mail

Dia 19 de agosto se comemora o dia do Ator. O que dizer desse ser dotado de uma” loucura santa”, que nos fascina e encanta com seu talento durante tantos séculos? O mundo é claro, não deixará de existir se não houver mais atores. Ele pode e vai continuar sem nós. Mas eu gosto de acreditar que sem atores esse mundo não seria a mesma coisa. Quem com a mesma facilidade iria mostrar ao homem a sua face, as suas dores, angustias, alegrias e ainda algumas vezes apontar caminhos? O ator é o mago que possui esse poder transformador.

 

Plinio Marcos definiu o ator em um texto brilhante e pungente, tomo a liberdade de citar um trecho aqui: “Por mais que as cruentas e inglórias batalhas do cotidiano tornem um homem duro ou cínico o suficiente para ele permanecer indiferente às desgraças ou alegrias coletivas, sempre haverá no seu coração, por minúsculo que seja, um recanto suave onde ele guarda ecos dos sons de algum momento de amor que viveu na sua vida. Bendito seja quem souber dirigir-se a esse homem que se deixou endurecer, de forma a atingi-lo no pequeno núcleo macio de sua sensibilidade e por aí despertá-lo, tirá-lo da apatia, essa grotesca forma de autodestruição a que por desencanto ou medo se sujeita, e inquietá-lo e comovê-lo para as lutas comuns da libertação. Os atores têm esse dom. Eles têm o talento de atingir as pessoas nos pontos onde não existem defesas. Os atores, eles, e não os diretores e autores, têm esse dom. Por isso o artista do teatro é o ator. O público vai ao teatro por causa dos atores”. Sim, ele é a figura central desse jogo mágico. Alguns cientes de seu poder operam milagres em quem os assiste. Há um poema de Bertold Brecht chamado “Monologo de uma Atriz enquanto se maquila” que traduz de forma clara o que um ator, senhor de sua arte e pleno de suas potencialidades pode operar sobre uma plateia. Então deixo com Brecht nossa homenagem ao Ator:

 

Monólogo de Uma Atriz Enquanto se Maquila


Vou fazer o papel de uma bêbada

que vende os filhos

em Paris, nos tempos da Comuna.

Tenho apenas cinco réplicas.


E preciso de me deslocar, de subir a rua.

Caminharei como gente livre,

gente que só o álcool

quis libertar e voltar-me-ei

para o público.

Analisei as minhas cinco réplicas como os documentos

que se lavam com ácido para descobrir sob os caracteres visíveis

outros possíveis caracteres. Pronunciarei cada réplica

com a melhor acusação contra mim e

contra todos os que me olham.


Se eu não refletisse, maquilar-me-ia simplesmente

como uma velha beberrona

doente e decadente. Mas vou entrar em cena

como uma bela mulher que guarda a marca da distribuição

na pálida pele outrora macia e agora cheia de rugas

outrora atraente e agora repelida

pra que ao vê-la cada um se interrogue: quem

fez isto?

 

Mario Persico


 
Condição de trabalho aos figurantes
PDF Imprimir E-mail

Sorocaba, 18 de agosto de 2015

Ao Senhor Flávio Ricco

Ref.: Condição de trabalho aos figurantes

 

Na última segunda-feira, dia dezessete de agosto de dois mil e quinze, foi publicado em sua coluna “Cana 1” do Jornal Cruzeiro do Sul, uma situação que muito nos preocupa: a contratação e condições de trabalhos dos figurantes. É lamentável que tais práticas cheguem ao nosso conhecimento justamente na semana em que se celebram o Dia do Ator e Dia do Artista.

O Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de São Paulo salienta que, assim como a profissão do ator, a atuação do figurante também está protegida pela Lei 6.533/78. No entanto, alguns contratantes insistem em atuar de forma inadequada, desrespeitando a legislação e, sobretudo, a categoria do artista.

Como representante legal da categoria, o SatedSP esclarece seu departamento jurídico que já entrou em contato com os responsáveis pelas produções mencionadas na referida coluna, a fim de exigir o cumprimento de todos os requisitos legais.

É importante destacar que a participação ativa dos profissionais que se sentirem lesados com situações semelhantes, neste ou em outros casos, levem suas considerações e denúncias ao conhecimento do SatedSP para seja realizada uma pronta fiscalização e tais práticas sejam erradicadas.

O escritório do SatedSP em Sorocaba está na rua Coronel Benedito Pires, 44 – 5º andar – Sala 505 – Centro. Telefone (15) 3326-6566.

 

 
TERCEIRO DIA DA I SEMANA DO ARTISTA - SATED SOROCABA E REGIÃO
PDF Imprimir E-mail

Hoje segunda-feira entramos no terceiro dia da I SEMANA DO ARTISTA de Sorocaba, e foi mais que especial. Tivemos um workshop à tarde com Paulo Pompéia e a noite uma especialíssima apresentação solo com o Paulo. Não sabemos definir ao certo o que era, recital, sarau, um pocket show, nem ele mesmo sabia definir ao certo. Então modestamente nomeou como uma brincadeira. Um homem, um banquinho e um violão, podia até lembrar os slogans da Bossa Nova, mas não era. Foi muito mais sofisticado do que isso. Acredito que no mesmo horário em nenhum outro canto do pais estava acontecendo algo tão belo. Tão pungente e profundamente singelo. Antes de começar eu perguntei a ele o que iria acontecer? E ele me disse vou cantar umas musicas brejeiras e contar umas histórias. Foi uma hora cravada de grande prazer, emoção, poesia. Enfim, um artista. Não sabemos como agradecer tamanha generosidade. Não bastasse sua simples presença entre nós honrando a Semana do Artista como diretor do SATED, ele ainda encantou a todos que lá estavam prestigiando a terceira noite da mostra.

Por tudo isso a iniciativa já é um sucesso e com certeza no próximo ano será ainda melhor. Muito melhor e maior. Obrigado Paulo e a todos do SATED pelo apoio dado ao evento.

 

FOTOS

images/stories/albuns/sorocaba/terceiro_dia_semana_artista_2012//20120820_160118.jpg images/stories/albuns/sorocaba/terceiro_dia_semana_artista_2012//20120820_195552.jpg images/stories/albuns/sorocaba/terceiro_dia_semana_artista_2012//20120820_195945.jpg images/stories/albuns/sorocaba/terceiro_dia_semana_artista_2012//20120821_205820.jpg images/stories/albuns/sorocaba/terceiro_dia_semana_artista_2012//Screenshot_2012-08-21-01-24-45.png