SATED SP

Diretor Circense ( Artista / 21 anos )

Programa o espetáculo, dirige o ensaio e a apresentação e é responsável pela organização e boa ordem do espetáculo.

O que precisa?

NORMAS DO CIRCO:

Fase 1 – 1400 horas de formação (formação técnica reconhecida pelo MEC ou espaços reconhecidos pela NBR 16650-1:2018 – Circo Social, Escolas Permanentes do Circo de Lona e Escolas de Circo etc), ou ainda quem comprove 10 anos de profissão antes de antes de 05/10/1978. Considerando a pouca oferta de formação técnica em circo no Brasil reconhecida pelo MEC o SATED SP oferece sugestões de grade curricular para compor a carga horária a partir de outros espaços e também considera carga horária complementar de outras formações em artes cênicas e música, assim como DRT já adquiridos (diretor, ator, etc). Mesmo com as horas de formação comprovadas as especificidades de normas técnicas devem ser cumpridas, o profissional deve ter as NRs em dia.

Fase 2 – Comprovação de 02 anos de trabalho por meio de portfólio, vídeos das apresentações, contratos de trabalho, e também deve ter as NRs em dia.

Fase 3 – Apresentação ou entrevista no caso dos técnicos, demonstrando todas as características de apresentação artística e de segurança descritas na instrução normativa (não é considerado número artístico apenas a rotina de treinamento), deve também ter todas  as NRs em dia.

 * A Autorização de Trabalho por no mínimo 12 (doze) meses não poderá ser emitida para profissionais que não tiverem as NRs específicas de cada profissão em dia.

Diretor Circense: Pode apresentar carreira em artes cênicas porém deve comprovar 3 anos de experiência obrigatória em circo de lona (assistente/estágio /direção/ similares) e entrevista com a banca.