Diretor(a) de Dublagem ( Artista / 21 anos )
Assiste ao filme e sugere a escalação do elenco para dublagem do filme; esquematiza a produção, programa nos horários de trabalho, orienta a interpretação e o sincronismo ao
ator sobre sua imagem ou de outrem.
Entende-se, portanto, que o(a) Diretor(a) de Dublagem deve ser profissional capaz de fornecer elementos suficientes para que atores, atrizes e técnicos (as) realizem a versão brasileira mais fiel e bem interpretada de cada obra. Deve dominar todas as etapas de produção, ter um bom, sólido e comprovado conhecimento das técnicas de dublagem para poder extrair o melhor de cada profissional envolvido, bem como compreender e dominar o funcionamento de cada engrenagem dessa indústria.
O que precisa?
A) Estar regularmente inscrito na DRT na função de ator/atriz, por no mínimo 5 anos.
B) Comprovar ter realizado, na condição de profissional inscrito na DRT, trabalhos na qualidade de ator/atriz em dublagem por, no mínimo, 2.000 (duas mil) horas de trabalhos, o que poderá ser comprovado por meio de dubcards, contratos, créditos nos filmes dublados ou outros meios ou materiais.
C) Comprovar conhecimentos de :
– História do cinema ( Linguagens, estilos e estética do cinema e do audiovisual);
– Literatura, Dramaturgia ou Roteiro;
– Língua Portuguesa;
– História da Dublagem;
– Legislação (Leis ns. 6.533/1978 e 9.610/1998), Código de Ética, Acordos/Convenções da categoria vigentes na ocasião do requerimento, junto ao SATED, do Atestado de Capacitação.
– Atenderão os requisitos deste item os certificados de cursos e workshops específicos, bem como dos cursos que tenham essas matérias como parte de seus quadros curriculares como, por exemplo, cursos de artes cênicas, educação artística , letras, audiovisual, artes plásticas, seminários e palestras.
– A critério da SATED poderá ser aplicada prova teórica para verificação de os candidatos possuírem conhecimentos nas matérias acima mencionadas.
D) Estágio de Direção de Dublagem (acompanhar como observador(a) o processo de dublagem de pelo menos três (03) obras/programações completas. (Desde a recepção do cliente à entrega do serviço encomendado).
E) Realização de Entrevista junto os Integrantes da Comissão constituída para esse fim.
F) Assistir às palestras sobre História da Dublagem, ética e Acordo Coletivo de trabalho.
DRT – Registro Profissional
Conforme o Art. 7º da lei 6533/78 e Artista ou Técnico em Espetáculos de Diversões são 3 (três) as formas de tirar o Registro profissional:
I – diploma de curso superior de Diretor de Teatro, Coreógrafo, Professor de arte Dramática, ou outros, cursos semelhantes, reconhecidos na forma da Lei; ou
II – diploma ou certificado correspondentes às habilitações profissionais de 2º Grau de Ator, Contra – Regra, Cenotécnico, Sonoplasta, ou outras semelhantes, reconhecidas na forma da Lei; ou
III – atestado de capacitação profissional fornecido pelo Sindicato representativo das categorias profissionais e, subsidiariamente, pela Federação respectiva.
Como obter o DRT ?
Nas duas primeiras hipóteses você deverá ir diretamente na superintendência de trabalho da sua cidade, na terceira você deverá serguir os procedimentos abaixo:
1 –
* Reunir material impresso de comprovação de experiência (cursos, workshops, palestras, etc.) na função pretendida (em ordem cronológica) e anexar em formato PDF seu portfólio e currículo conforme instruções no fim do preenchimento do requerimento.
Modelo de Portfólio
Modelo de Currículo
2 –
* Fazer a inscrição no site – link: Requerimento e o Questionário de Perfil Profissional
3 – Pagar o valor inicial de R$165.00 da taxa de exame de capacitação.
Leia com ATENÇÃO as instruções, pois A TAXA DE AVALIAÇÃO NÃO SERÁ DEVOLVIDA.
Pagamento do cartão de crédito/ débito: (Clique aqui)
Pagamento transferência PIX: CNPJ – 62.494. 174/0001-05
Pagamento transferência com QRcode:
4 – A entrevista poderá ser feita pelas plataformas digitais Zoom ou Meet e o candidato deverá estar em local com boa conexão da internet.
5 – Nos casos de aprovação o candidato deverá aguardar as informações do nosso administrativo para os últimos procedimentos.
6 – Pagar o valor do atestado de capacitação conforme a profissão ( Tabela financeira – Registro profissional).
Os procedimentos aqui descritos valem para a Capital e todo o Estado de São Paulo Outras dúvidas entre em contato no WhatsApp – clique aqui
Este item abaixo deve constar dentro da profissão de Diretor de Dublagem:
OBS: Nos casos de diretores de dublagem fazer também a leitura dos Critérios para Atestado de Capacitação Direção de Dublagem.