SATED/SP comemora 90 anos com qualificação gratuita para artistas e técnicos
O mês de valorização do profissional da cultura tem programação especial com cursos e palestras com foco em temas essenciais para o desenvolvimento de carreira dos trabalhadores da cultura
Durante o mês de maio o SATED/SP, que é o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de São Paulo realiza diversas atividades. A entidade completou 90 anos em 18 de dezembro de 2024 e escolheu o mês do trabalhador da cultura para marcar a celebração. De 12 a 29 de maio, artistas, técnicos, trabalhadores e trabalhadoras da cultura de variados setoriais poderão participar de oficinas, palestras e bate-papos, tudo de forma gratuita. Entre as atividades estão workshop sobre gestão de carreira, bate-papo com produtoras de elenco, masterclass sobre mercado de teatro musical, além de palestras sobre direitos autorais, fraudes nas relações de trabalho, assédio, entre outros. As inscrições para essas atividades são gratuitas e podem ser realizadas através de formulário de inscrição disponibilizado no site oficial do SATED/SP – satedsp.org.br – ou através das redes sociais do sindicato. Ao todo serão 10 ações, entre cursos e palestras, presenciais e on-line e mais de 800 vagas oferecidas.
Os encontros e masterclass contam com a parceria de profissionais renomados da área artística como Ciléia Biaggioli, Ale Tosi, Deborah Carvalho, Igor Pushinov, Fábio Lucindo, Thaís Durães, Saulo Vasconcelos e Alexandre Sean. Para conversar sobre direitos dos trabalhadores, as oficinas são com especialistas de peso: Mariana Serrano, Renan Bernardi Kalil, Luiz Renato de Barros e Victor Drummond.
Além dessas ações gratuitas, os artistas que necessitam fazer selftape terão a oportunidade de renovar seu material profissional em estúdio. Para quem é associado ao SATED/SP, a taxa é simbólica no valor de R$ 100. Para essas atividades são oferecidas apenas 30 vagas em parceria com o Mofe Studio, sendo 10 vagas gratuitas para pessoas pretas, pardas, indígenas e LGBTQIAP+ que estejam associadas ao SATED/SP. Os demais interessados, com DRT, a taxa é R$ 180. O agendamento para gravação será entre os dias 27 e 29 de maio, das 10h às 19h.
A presidenta do SATED/SP, Rita Teles, destacou que ações como essas são importantes para a categoria de artistas e técnicos e que é um desejo da instituição oferecer qualificação para os trabalhadores da cultura de forma acessível. “Mais do que lutar por direitos, é imprescindível que o sindicato esteja lado a lado com a categoria na construção de ampliar possibilidades para quem vive da arte. Para isso, o processo de qualificação continuada é importantíssimo. O Sated é cobrado constantemente para viabilizar oportunidades de trabalho e, mesmo não sendo a função primordial do sindicato, nosso desejo é de, pelo menos, promover ações que contribuam com esse movimento. Acreditamos que oferecer essas atividades para os trabalhadores e trabalhadoras do estado de SP é um pontapé inicial para algo que já estamos planejando há algum tempo. Realizar em maio, que é o mês de valorização do trabalhador da cultura é mais significativo ainda, celebra Rita.
Já Gabrielle Araújo, vice-presidenta do SATED/SP, enfatiza que essas atividades trazem direcionamento para os profissionais neste novo cenário. “Em tempos de tantas mudanças no setor cultural, é fundamental se atualizar, entender as novas regras do jogo e se fortalecer como profissional e como coletivo. Essa ação é um convite para refletir, se conectar com temas urgentes e seguir em frente com mais conhecimento e união”, finaliza.
Sobre o SATED/SP
Fundado em 18 de dezembro de 1934, em um período de intensa mobilização operária e três anos após a promulgação da Lei de Sindicalização, o SATED/SP nasceu para representar e defender os direitos de artistas e técnicos em espetáculos de diversões. Desde então, tem sido protagonista em momentos históricos, como a resistência durante a ditadura civil-militar e a luta pela regulamentação das profissões artísticas em 1978.
Ao longo dessas nove décadas, o sindicato enfrentou desafios significativos, incluindo a censura, a precarização do trabalho cultural e as transformações no mercado artístico, mas também importantes conquistas. Mesmo diante das adversidades, o SATED/SP manteve-se firme na defesa da liberdade artística, na valorização dos profissionais da cultura e na promoção de políticas públicas que garantam condições dignas de trabalho para a categoria.
Confirma a programação do mês e se inscreva:
Serviço
A PALHAÇARIA COMO ATO DE (RE)EXISTIR
Com Ciléia Biaggioli
A oficina propõe uma reflexão sobre o riso como linguagem política e potência de acolhimento. A partir da palhaçaria, vamos pensar o que torna algo engraçado, como o riso atua nas relações sociais e o que ele movimenta no corpo e no coletivo.
Mesmo sem jogos ou práticas de improvisação, o encontro se dedica a olhar o riso como um gesto de escuta, afeto e subversão — uma forma de tensionar normas e abrir espaço para outras possibilidades de existência.
> “Uma cidade triste é fácil de ser corrompida…
Uma cidade triste é fácil de ser manipulada.
No contra-ataque da guerra, arte.”
— Flaira Ferro
Rir, portanto, é resistir. É arte em estado de urgência.
Data: 12/05/2025
Horário: 19h00
Local: Atividade Virtual (inscrição prévia para receber link do Zoom)
Ciléia Biaggioli é palhaça, arte-educadora e produtora cultural com uma trajetória marcada pelo compromisso com o riso, o afeto e a transformação social por meio da palhaçaria. Atuando há mais de duas décadas na cena artística, integrou diversos coletivos e iniciativas de teatro de rua, com destaque para sua atuação na Família Rocokóz, grupo com o qual desenvolve espetáculos, oficinas e ações formativas que exploram a comicidade popular em diálogo com os territórios periféricos de São Paulo. Foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz pela peça Gran Circo Rocokóz, dirigida por Cida Almeida, reafirmando a potência de sua presença cênica. Sua pesquisa se aprofunda nas linguagens do circo, do improviso e na escuta sensível das infâncias, mulheres e comunidades, usando a palhaçaria como ferramenta de resistência, cuidado e encantamento.
FRAUDES NAS RELAÇÕES DE TRABALHO PJ E PREJUÍZOS PARA OS TRABALHADORES DA CULTURA
Com Renan Bernardi Kalil e Luiz Renato de Barros
A contratação de artistas e técnicos como pessoa jurídica (PJ) tem se tornado cada vez mais comum no setor cultural — mas até que ponto essa prática é legal? Nesta palestra, vamos discutir como o uso indevido do regime PJ pode mascarar vínculos empregatícios e gerar prejuízos significativos aos profissionais da cultura, como a perda de direitos trabalhistas, insegurança jurídica e instabilidade financeira. Especialistas vão explicar como identificar fraudes nas relações de trabalho, quais são os riscos envolvidos e o que fazer para se proteger. Informação é poder — e defender seus direitos começa com conhecimento.
Data: 13/05/2025
Horário: 19h00
Local: Atividade Virtual (inscrição prévia para receber link do Zoom)
Renan Bernardi Kalil
Professor | Doutor em Direito – USP
Doutor e Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Está desenvolvendo pesquisa de pós-doutorado na Faculdade de Direito da USP. Especialista em Direito Aplicado ao Ministério Público do Trabalho pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).
Foi pesquisador visitante (visiting researcher) na Harvard Law School. Autor dos livros “Regulação do Trabalho via Plataformas Digitais” e “Formas de Organização dos Trabalhadores Informais”. Procurador do Trabalho desde 2012. Atualmente, é Coordenador Nacional de Combate às Fraudes nas Relações de Trabalho (CONAFRET) no Ministério Público do Trabalho (MPT).
Atuou como pessoal associado na Relatoria Especial sobre Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (REDESCA) da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).
Luiz Renato de Barros
Luiz Renato de Barros é contador e professor de contabilidade, com formação acadêmica e uma trajetória profissional de 24 anos na área. Graduado em Ciências Contábeis e pós-graduado com MBA em Gestão de Tributos.
A PRODUÇÃO DE ELENCO NO AUDIOVISUAL
Com Ale Tosi e Deborah Carvalho
O bate-papo abordará como é feito o processo de pesquisa e produção de elenco em uma obra audiovisual, partindo da análise do roteiro, sua execução até a exibição da obra. As Diretoras de Elenco Ale Tosi e Deborah Carvalho irão apresentar um panorama geral da produção de cinema e TV e seus processos de trabalho, aprofundando os temas fundamentais para os atores que vislumbram compreender os valores técnicos e teóricos que esta função criativa engloba no contexto do mercado atual.
Data: 14/05/2025
Horário: 19h00
Local: Atividade Virtual (inscrição prévia para receber link do Zoom)
Ale Tosi
Formada em Cinema e Filosofia, fez pós-graduação em roteiro audiovisual e estética da arte, tendo freqüentado as importantes universidades do país como a USP, FAAP e PUC-SP. E em Cuba realizou especialização em cursos de roteiro pela EICTV. Iniciou seus estudos nos meios cinematográficos quando adolescente e ao ingressar na faculdade de cinema iniciou a sua carreira profissional participando de uma série de projetos importantes da cinematografia nacional em diversas áreas de atuação como: assistente de produção, assistente de produção executiva, diretora de produção, assistente de direção e produtora de elenco. Atualmente trabalha como produtora de elenco para diversas produções nacionais, tendo feito uma significativa parceria com a Gullane Filmes. Alguns dos filmes que trabalhou: “Como nossos pais” de Laís Bodanzky, “4×100” de Tomás Portella, “Rotas do Ódio” de Susanna Lira, “A voz do silêncio” de André Ristum, “O Lobo atrás da Porta” de Fernando Coimbra, “Meu País” de André Ristum, “Até que a sorte nos separe 1” de Roberto Santucci, “Boca do Lixo” de Flávio Frederico, “Tabu” de Miguel Gomes, “Brincante” de Walter Carvalho, “As melhores coisas do mundo” de Laís Bodanzky e “Encarnação do Demônio” de José Mojica Marins.
Deborah Carvalho
Diretora de elenco no audiovisual, atuando principalmente na publicidade e em projetos de cinema. Iniciou sua carreira como estagiária de elenco em 1986, no longa-metragem Feliz Ano Velho, de Roberto Gervitz, e desde então sempre trabalhou na pesquisa de elenco.
Em 1994 começa sua trajetória de diretora de elenco e tem como trabalhos mais importantes os longametragens Angela, Elis ambos de Hugo Prata, Estrada 47, de Vicente Ferraz, O Invasor e Crime Delicado, ambos de Beto Brant, Dente por Dente e Saideira da dupla Julio Taubkin e Pedro Arantes, Cabras da Peste, de Vitor Brant, entre outros, além dos documentários House of Hilton e Cacilda Becker, ambos em produção e o documentário Quantos Dias Quantas Noites, de Cacau Rhoden, lançado em 2024.
Em 2016 fundou juntamente com Fernanda Ranieri a agência de gerenciamento artístico CastingLab, onde atua como agente de cerca de 70 artistas com foco no mercado de conteúdo. Desde então, segue atuando nas duas frentes, de direção de elenco e de gerenciamento artístico.
DIREITOS AUTORAIS IMPORTAM – PALESTRA E TIRA-DÚVIDAS COM SBAT
Se você é artista, produtor ou gestor cultural, precisa entender como funciona o recolhimento de direitos autorais de textos teatrais, no dia 15/05 às 19 horas o SATED/SP receberá representantes da SBAT – Sociedade Brasileira de Autores Teatrais para uma palestra e tira-dúvidas gerais de como a instituição atua no registro e recolhimento de direitos autorais de textos de dramaturgia no teatro!
A Sociedade Brasileira de Autores Teatrais – SBAT – mais antiga associação de direitos autorais do teatro brasileiro, fundada em 1917 por Chiquinha Gonzaga, com mais de 10 mil sócios cadastrados, dos quais pelo menos 7 mil ainda fazem jus a direitos pelas suas criações ou são herdeiros de artistas criadores, fará uma palestra sobre direitos autorais no teatro brasileiro e a relação entre os paradigmas contemporâneos de produção teatral e o funcionamento das nossas associações de gestão coletiva desses direitos. Serão abordados, entre outros temas, a situação e o funcionamento da nossa sociedade de autores e aspectos da legislação autoral brasileira com foco na questão teatral.
Data: 15/05/2025
Horário: 19h00
Local: Atividade Virtual (inscrição prévia para receber link do Zoom
GESTÃO DE CARREIRA PARA ARTISTAS EM MOVIMENTO
Com Igor Pushinov
Talento sozinho não garante espaço no mercado. Gerenciar a carreira é saber se posicionar, criar oportunidades e construir um caminho sustentável dentro da arte. Vamos lançar um olhar prático para a sua carreira? Nesse workshop, o ator, diretor, locutor e comunicador Igor Pushinov vai ajudar você ator/atriz a descobrir sua identidade artística e as suas potencialidades. Entenda os tipos de investimentos que você pode fazer e os retornos que você pode alcançar ao longo da sua trajetória. Serão apresentadas múltiplas possibilidades e áreas de atuação que o mercado artístico tem a te oferecer!
Data: 19/05/2025
Horário: 19h
Duração: 3h
Local: Atividade Virtual (inscrição prévia para receber link do Zoom)
Vagas: 100
Igor Pushinov
Ator, diretor e voice artist. Formado pela Escola de Arte Dramática (EAD/ECA/USP), pelo Núcleo Experimental de Artes Cênicas (SESI/FIESP), pós-graduado em cinema e linguagem audiovisual (UBC), também possui formação em marketing e comunicação. É professor na Academia Internacional de Cinema (AIC) em São Paulo, nas disciplinas técnicas da cena e técnicas do ator.
No cinema atuou em “Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa” de Fernando Fraiha; “Socialmente” de Leandro D´errico; “Serra do Mar” de Iris Junge, filme vencedor do Prêmio Itamaraty para o Curta-Metragem Brasileiro no Festival Internacional de Curtas de São Paulo; “Kino-Zoio” de Eduardo Abolafio; “Talvez Uma História de Amor” de Rodrigo Bernardo e “Partiu América” de Rodrigo César. Também atuou como preparador de elenco no longa “The Black Box”, em Los Angeles – Califórnia, em fase de finalização.
Na TV, esteve no elenco de “Zé do Caixão” série com direção de Vitor Mafra (Space/TNT); “Haja Coração” novela de Daniel Ortiz e direção de Fred Mayrink (Rede Globo); “Drunk History – A História Bêbada” série com direção de Amílcar Oliveira (Comedy Central/SBT) e “Marcelo, Marmelo, Martelo” série com direção de Duda Vaisman (Nickelodeon/Paramount+). Também fez participações em “O Rei da TV”, série com direção de Júlia Jordão (Star+); “Empurrando com a Barriga”, série com direção de Daina Gianecchini (Comedy Central); “O Négocio” série com direção de Julia Jordão e Michel Tikhomiroff (HBO), e nas novelas “Chiquititas” e “Cúmplices de Um Resgate” (SBT).
No teatro esteve em “Castelo Rá-Tim-Bum – O Musical” (4act), “Fogo Azul de Um Minuto” (SESI) com direção de Zé Henrique de Paula, “O Diabo de Tetas” de Dario Fo com direção de Cássio Scapin, entre outros. Em teatro musical foi diretor associado de “O Guarda-Costas” e diretor residente em “Grease – O Musical”, “A Era do Rock – Rock of Ages” (4act). Além de sua atuação na área artística, é diretor de atrações, marketing e comercial da Vila dos Smurfs Park, primeiro parque temático dos Smurfs na América Latina.
DISCUSSÕES ATUAIS SOBRE DIREITOS AUTORAIS DOS ARTISTAS NO AUDIOVISUAL
Com Victor Drummond, presidente executivo da Interartis Brasil
Com as constantes transformações no mercado audiovisual — do streaming às redes sociais — as discussões sobre os direitos autorais dos artistas ganham ainda mais relevância. Nesta palestra, Victor Drummond, advogado especialista em direito autoral e presidente executivo da Interartis Brasil irá abordar os avanços, desafios e lacunas na legislação que impactam diretamente atores, atrizes e criadores no audiovisual. Vamos falar sobre remuneração, distribuição de direitos, uso de imagem, novas mídias e o que está em debate atualmente no Brasil e no mundo. Um encontro fundamental para quem atua no audiovisual e quer entender melhor seus direitos e como lutar por eles.
Data: 21/05/2025
Horário: 19h00
Local: Atividade Virtual (inscrição prévia para receber link do Zoom)
Victor Drummond
Advogado, presidente executivo da Interartis Brasil e Professor universitário. Pós graduação UBA (Buenos Aires, Argentina); Pós graduação UCM (Toledo, Espanha); Pós graduação UC (Coimbra, Portugal); Pós graduação FDUL (Lisboa, Portugal). Mestre em Direito (Universidade de Lisboa). Doutor em Direito (Universidade Estácio de Sá). Pós doutorado em Direito (Universidade de Lisboa). Atuante nas áreas de direitos autorais; direitos culturais; direito e entretenimento; conhecimentos tradicionais e direitos dos povos originários; gestão coletiva de direitos; direito constitucional; teoria geral do Direito; filosofia do direito.
DUBLAGEM, LOCALIZAÇÃO DE GAMES E VOZ ORIGINAL – DIFERENÇAS, SINERGIAS E CAMINHOS PARA INSERÇÃO DO ATOR
Com Angélica Santos, Angela Couto, Fabio Lucindo, Jr.Nanetti, Thais Durães, Yuri Chesman, Simone Evans.
Neste encontro, profissionais atuantes nas áreas de dublagem, localização de games e voz original se reúnem para discutir as particularidades de cada segmento, os pontos de interseção entre eles e as oportunidades de atuação para artistas da voz. Vamos explorar como essas frentes vêm se desenvolvendo no mercado audiovisual e de entretenimento digital, além de trazer orientações práticas sobre formação, atuação profissional, ética e como se preparar para ingressar e se destacar nesse universo em constante crescimento. Uma conversa essencial para quem quer entender o cenário atual e traçar caminhos sólidos dentro da indústria da voz.
Data: 23/05/2025
Horário: 19h
Local: Atividade Virtual (inscrição prévia para receber link do Zoom)
Fábio Lucindo é ator, dublador, diretor de dublagem, localização de jogos, audiodescrição e voz original. Alguns de seus trabalhos mais populares em dublagem são: Ash Ketchum em Pokémon, Kuririn em Dragon Ball e o ator Zac Efron na trilogia High School Musical
Thaís Durães é atriz, dubladora e diretora de localização de jogos. Alguns de seus trabalhos mais populares em dublagem são: Sage no jogo Valorant, Jacqui Briggs na saga Mortal Kombat, Mulan no live action, e a voz original da Katarina Alves em Tekken 7.
ROMPENDO O SILÊNCIO NOS BASTIDORES: OS DIFERENTES TIPOS DE ASSÉDIO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO NA CULTURA
com a advogada Mariana Serrano
O ambiente cultural, muitas vezes romantizado como espaço de liberdade e criatividade, também pode esconder práticas abusivas e relações de trabalho marcadas por diversos tipos de assédio. Nesta palestra, Mariana Serrano, da equipe jurídica do SATED/SP, vai abrir espaço para discutir um tema urgente e necessário: os impactos do assédio nos bastidores das produções culturais, a trajetória dos movimentos de combate ao assédio, definições de assédio (as linhas que extrapolam os limites entre trabalhar corporalidades e o excesso, o assédio), como reconhecer esses comportamentos, quais são os direitos dos trabalhadores e quais caminhos existem para denúncia e prevenção. O encontro também servirá para troca de experiências, dados, reflexões e orientações para que o silêncio seja quebrado — e o respeito, garantido.
Data: 26/05/2025
Horário: 19h
Duração: 2h
Local: Atividade Virtual (inscrição prévia para receber link do Zoom)
A TRÍADE NO ATOR DE MUSICAL: MASTERCLASS COM SAULO VASCONCELOS
A voz do ator de Teatro Musical se baseia numa tríade que funciona de forma interconectada.
O Corpo do ator, que se destrincha em músculos e articulações que produzem o som vocal/musical.
A Mente do ator: responsável pela autoconfiança e a liberdade criativa com a qual se permitirá interpretar suas canções.
O Cérebro do ator, que decodifica os tempos, ritmos, pausas, início, desenvolvimento e final de uma canção.
Faremos um breve passeio por esse mundo tão familiar ao profissional dos musicais.
Data: 28/05/2025
Horário: 19h
Local: Atividade Virtual (inscrição para participação no Zoom)
Saulo Vasconcelos
Saulo Vasconcelos, é uma das referências do Teatro Musical no Brasil. Iniciou carreira em 1997 e coleciona um público de mais de 4 milhões de espectadores, além de ter atuado em 5 dos 10 maiores musicais de todos os tempos. Já atuou na televisão e cinema. No cinema, como dublador, alcançou grande sucesso dublando o personagem Maui na animação da Disney, Moana Um Mar de Aventuras, que terá sequência agora em novembro em todos os cinemas. Recentemente, fez uma turnê de muito sucesso em Portugal, como ator e autor de Teatro.
MUTIRÃO DE SELF TAPE
com Alexandre Sean
Você é ator/atriz e precisa gravar um self-tape com qualidade profissional para testes, castings ou agências? O SATED/SP em parceria com o Mofe Studio irá oferecer 30 vagas para atores e atrizes que desejam gravar seu material com ambiente controlado, com boa iluminação, fundo neutro e direção de cena opcional para ajudar na entrega do texto, equipamento de áudio e vídeo de alta qualidade e edição básica incluída (ajustes de som, corte de erros, inserção de nome/artístico, etc.)
Cada artista (com DRT) terá 30 minutos em estúdio e as inscrições serão por ordem de confirmação com o valor de R$ 100 para filiados ao SATED/SP e R$ 180 para não-filiados. Abriremos 10 vagas gratuitas apenas para filiados ao SATED que solicitarem isenção através de carta de intenção, priorizando pessoas pretas, pardas, indígenas e LGBTQIAP+
Data: 27 e 29/05/2025
Horário: das 10h00 às 19h00
Duração: 30 minutos para cada artista
Local: Atividade Presencial (Mofe Studio – Rua José Marti 332 / Jardim da Saúde)
Vagas: 30
Alexandre Sean
Paulistano, Ator, cineasta, dublador, produtor, e enfermeiro , com formação pela Academia Internacional de Cinema – AIC. Possui em sua trajetória projetos em cinema, teatro e tv. Como preparador de atores, em cenas médicas, ministrou consultoria técnica, em produções seriadas como “Segredos Médicos”- Multishow e UBS- para Universal Channel . Integrou o elenco dos premiados projetos , “Crime Time” – Melhor produção internacional – França ; “ILê” – premiado pelo festival internacional “Women and Hollywood” , 10 edição do premio “First Time Female Filmmaker Contest”- EUA ; “Sila, a Historia de Uma Sobrevivente”- vencedor de 7 prêmios – Festival de Ibiapina ; “Don Javier” – vencedor “Cine Fantasy”; “Da Ponte Pra Cá ” – Gosh Film Festival – França.
Dúvidas sobre as inscrições:
Informações à imprensa
Cidy Dionisio
Inscrições para oficinas, palestras e workshops gratuitos: https://forms.gle/5MLKkmuw4rfukRUf7
Inscrições para mutirão de self tape: https://forms.gle/uqz7UmvKb9aBBSx9A